Bebida Energética é uma bebida não-alcoólica, com a capacidade de reduzir o sono durante um tempo estabelecido, possuem carboidrato, cafeína e taurina e têm efeito estimulante, no caso das bebidas esportivas, como por exemplo, o Gatorade, estas são isotônicas e tem o objetivo de repor líquidos, eletrólitos e carboidratos, segundo os nutricionistas. O guaraná (em pó, cápsulas ou líquido) é uma planta rica em cafeína e também é utilizado para conseguir um ganho extra de energia.
Antes, a bebida energética era associada apenas às baladas, hoje, começa a ser vista como um produto para consumo em qualquer momento do dia.
Trabalhadores, principalmente aqueles que atuam à noite - parecem cometer menos erros no emprego quando consomem cafeína, seja tomando café ou bebidas energéticas, segundo estudo recentemente publicado na revista Cochrane Database of Systematic Reviews.
Muitos estudantes abusam do energético na tentativa de esticar o tempo de estudo até altas horas da madrugada, principalmente às vésperas do vestibular.
No entanto, baseado em análises, existe uma ligação perigosa na mistura de energético e bebida alcoólica, pois os energéticos aumentam a sensação de prazer proporcionada pelo álcool, mas mascaram o nível alcoólico real.
Exageros no consumo da bebida podem desencadear reações bem desagradáveis, como queimação no estômago, taquicardia e náuseas, caso seja misturado com bebida alcoólica, pode causar até arritmias em usuários assíduos das bebidas, uma vez que as duas substâncias “irritam” o músculo cardíaco (miocárdio).
Várias mortes já foram identificadas com essa mistura explosiva onde o coração não suporta a descarga de estimulantes e “pifa”. Pesquisas mostraram que mais de 90% das pessoas que fazem uso desta combinação, sentem que não ficam embriagadas, nem chatas, nem resmungonas, e desta forma se viciam no álcool e no energético.
A dose diária recomendada por especialistas é de uma única latinha de energético por dia, “sem qualquer mistura”.
(Fotos - Google)
Nenhum comentário:
Postar um comentário